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Manual de atendimento pré-hospitalar para vítimas por arma de fogo

Autores(as): SANDRO CHRISTOVAM BEARARE, CRISTIANO HAYOSHI CHOJI, GABRIEL DE OLIVEIRA LIMA CARAPEBA, LUÍS NELSON DISARÓ, VALDENIR FEDER, CLEBER BATTISTI ARCHER, EDER RICARDO BIASOLI, JULIO CESAR RODRIGUES VILELA, LINA MARIA MORENO MOLINA, ENIO RODRIGUES MAIA FILHO, VICENTE ROGÉRIO FERRAZ DE CARVALHO, ANDRÉ MOHRIAK DE AZEVEDO, IVES MINOSSO DE ALMEIDA RAMOS, RODRIGO SALA FERRO, MILENA COLONHESE CAMARGO, RICARDO LUÍS COÉRCIO, RODRIGO TADEU RODRIGUES SILVESTRE, FABIO NISHIDA HASIMOTO, RODRIGO ITOCAZO ROCHA, PRISCILA BUOSI RODRIGUES RIGOLIN, IÊDA MARIA CAVALLI DE AGUIAR FILGUEIRAS
 
Registro ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro): 978-65-81028-92-3

“O principal objetivo desta obra é a propagação de técnicas embasadas, funcionais e eficientes para aumentar as chances do salvamento do ferido, ou seja, salvar vidas!

Devido à importância desse assunto, eu e demais colegas cujas mentes são brilhantes, resolvemos elaborar este manual de atendimento pré-hospitalar para tratamento emergencial em ferimentos causados por disparos de armas de fogo, disponibilizando-o gratuitamente aos que almejam conhecer mais sobre o assunto e procedimentos fundamentais importantes.

Espero que consigamos contribuir algo para sua evolução e consequentemente, potencializar seu conhecimento e técnicas em caso de necessidade.

Se até o final dos tempos, conseguirmos, por intermédio deste trabalho, auxiliar no salvamento de ao menos uma vida, todo trabalho terá valido a pena!

Desejo uma ótima leitura.”

Sandro Christovam Bearare
Autor

Essa 2ª edição do Manual do APH está espetacular! Os autores dessa obra, são profissionais de diversas áreas, com seus conhecimentos, experiências e técnicas sobre o estudo do APH, proporcionaram um processo de ensino de aprendizagem de forma a elevar e alcançar o público. 
Esse material veio trazer conhecimentos e instruções de modo a treinar as pessoas para que efetivamente o APH seja aplicado no salvamento de vidas em um combate ou atentado. O manual fornece conhecimento sobre procedimentos técnicos que devem ser prestados no local da emergência, e no transporte da vítima, de modo a manter a sua vida estável e evitar o agravamento das lesões sofridas, para que no centro médico seja possível prestar os serviços indicados. Reconhecer uma situação de emergência, seu estado de gravidade e saber prestar os primeiros socorros, certamente é salvar vidas. O manual é uma obra completa com ilustrações constantes e explicações claras para um melhor aprendizado.
Ano Publicação: 2023 | Edição: 2 | Páginas: 315

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Corpo Editorial

Editor Chefe

Prof. Dr. Edilson Antonio Catapan – Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, Brasil

Conselho Editorial

Prof. Dr. Edson da Silva – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Profª. Drª. Fátima Cibele Soares – Universidade Federal do Pampa, Brasil

Prof. Dr. Gilson Silva Filho – Centro Universitário São Camilo, Brasil

Prof. Msc. Júlio Nonato Silva Nascimento – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil

Prof. Msc. Ricardo Sérgio da Silva – Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Prof. Esp. Haroldo Wilson da Silva – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Prof. Dr. Orlando Silvestre Fragata – Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Prof. Dr. Orlando Ramos do Nascimento Júnior – Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

Profª. Drª. Angela Maria Pires Caniato – Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Genira Carneiro de Araujo – Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Prof. Dr. José Arilson de Souza – Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Profª. Msc. Maria Elena Nascimento de Lima – Universidade do Estado do Pará, Brasil

Prof. Caio Henrique Ungarato Fiorese – Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Profª. Drª Silvana Saionara Gollo – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Mariza Ferreira da Silva – Universidade Federal do Paraná, Brasil

Prof. Msc. Daniel Molina Botache – Universidad del Tolima, Colômbia

Prof. Dr. Armando Carlos de Pina Filho- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Prof. Dr. Hudson do Vale de Oliveira- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Brasil

Profª. Msc. Juliana Barbosa de Faria – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Profª. Esp. Marília Emanuela Ferreira de Jesus – Universidade Federal da Bahia, Brasil

Prof. Msc. Jadson Justi – Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Profª. Drª. Alexandra Ferronato Beatrici – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Msc. Caroline Gomes Mâcedo – Universidade Federal do Pará, Brasil

Prof. Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Prof. Dr. Edmilson Cesar Bortoletto – Universidade Estadual de Maringá, Brasil

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Profª. Msc Eulália Cristina Costa de Carvalho – Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Msc Fabiano Roberto Santos de Lima – Centro Universitário Geraldo di Biase, Brasil

Profª. Drª. Gabrielle de Souza Rocha – Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Helder Antônio da Silva – Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais, Brasil

Profª. Esp. Lida Graciela Valenzuela de Brull – Universidad Nacional de Pilar, Paraguai

Profª. Drª. Jane Marlei Boeira – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Profª. Drª. Carolina de Castro Nadaf Leal – Universidade Estácio de Sá, Brasil

Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes Morais – Universidade do Vale do Rio do Sino, Brasil

Prof. Dr. Richard Silva Martins – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, Brasil

Profª. Drª. Ana Lídia Tonani Tolfo – Centro Universitário de Rio Preto, Brasil

Prof. Dr. André Luís Ribeiro Lacerda – Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Prof. Dr. Wagner Corsino Enedino – Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Profª. Msc. Scheila Daiana Severo Hollveg – Universidade Franciscana, Brasil

Prof. Dr. José Alberto Yemal – Universidade Paulista, Brasil

Profª. Drª. Adriana Estela Sanjuan Montebello – Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Profª. Msc. Onofre Vargas Júnior – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brasil

Profª. Drª. Rita de Cássia da Silva Oliveira – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Profª. Drª. Leticia Dias Lima Jedlicka – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Profª. Drª. Joseina Moutinho Tavares – Instituto Federal da Bahia, Brasil

Prof. Dr. Paulo Henrique de Miranda Montenegro – Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Prof. Dr. Claudinei de Souza Guimarães – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Profª. Drª. Christiane Saraiva Ogrodowski – Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Profª. Drª. Celeide Pereira – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Profª. Msc. Alexandra da Rocha Gomes – Centro Universitário Unifacvest, Brasil

Profª. Drª. Djanavia Azevêdo da Luz – Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Eduardo Dória Silva – Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Profª. Msc. Juliane de Almeida Lira – Faculdade de Itaituba, Brasil

Prof. Dr. Luiz Antonio Souza de Araujo – Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Dr. Rafael de Almeida Schiavon – Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Profª. Drª. Rejane Marie Barbosa Davim – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Prof. Msc. Salvador Viana Gomes Junior – Universidade Potiguar, Brasil

Prof. Dr. Caio Marcio Barros de Oliveira – Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil

Profª. Drª. Ercilia de Stefano – Universidade Federal Fluminense, Brasil

Prof. Msc. Juan José Angel Palomino Jhong – Universidad Nacional San Luis Gonzaga -Ica, Perú

Prof. Dr. João Tomaz da Silva Borges – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Brasil

Profª Drª Consuelo Salvaterra Magalhães – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil

Prof. Dr. José Gpe. Melero Oláguez – Instituto Tecnológico Nacional de México, Cidade do México

Prof. Dr. Adelcio Machado – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Brasil

Profª Drª Claudia da Silva Costa – Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, Brasil

Profª. Msc. Alicia Ravelo Garcia – Universidad Autónoma de Baja California, México

Prof. Dr. Artur José Pires Veiga – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Profª Drª María Leticia Arena Ortiz – Universidad Nacional Autónoma de México, México

Profª Drª Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Brasil

Profª Drª Muriel Batista Oliveira – Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina, Brasil

Prof. Dr. José Amilton Joaquim – Universidade Eduardo Mondlane, Brasil

Prof. Msc. Alceu de Oliveira Toledo Júnior – Universidade estadual de Ponta Grossa, Brasil

Prof. Dr. Márcio Roberto Rocha Ribeiro – Universidade Federal de Catalão, Brasil

Prof. Dr. Alecson Milton Almeida dos Santos – Instituto Federal Farroupilha, Brasil

Profª. Msc. Sandra Canal – Faculdade da Região Serrana, Brasil

Profª. Msc. Michelle Freitas de Souza – Universidade Federal Fluminense, Brasil